top of page

Aberta temporada de montanha em Gonçalves



Você sabia que existe um período ideal para ir à montanha? E que esse período é diferente em cada lugar do mundo? O conceito temporada de montanha é muito conhecido entre os praticantes de esportes radicais e se refere ao período entre os meses de maio a setembro aqui no Hemisfério Sul, quando o calor dá uma trégua e a chuva é menos intensa. Apesar do frio, nessa época há menos animais peçonhentos circulando, sem contar que as temperaturas mais amenas ajudam o corpo a responder melhor ao exercício.

A temporada de montanha é o momento do ano mais indicado para fazer trilhas, travessias, rapel, acampar, escalar e voar de parapente, além de visitar os picos para admirar o mundo lá do alto. E todas essas atividades podem ser feitas aqui em Gonçalves!

A cidade é um dos mais cobiçados destinos de aventura dos viajantes na Serra da Mantiqueira. E com toda a razão! Aqui, há picos de até 2.100m de altitude e caminhos a serem explorados a pé, a cavalo, de bicicleta ou em veículos 4 x 4.

Por ser uma região montanhosa, as estradas de terra, com muitos trechos íngremes, estreitos e bastante sinuosos fazem dos passeios de 4×4 um sucesso. O relevo da cidade também proporciona caminhadas contemplativas e trilhas, onde é possível também respirar o ar puro e ouvir o cantar dos pássaros e o correr das águas.

Se você está planejando nos visitar neste período, é importante lembrar que o turismo nas alturas requer disposição e aventura. Existem atividades com todos os níveis de dificuldade – desde caminhadas até voo de paraglider. Se você vai viajar em família, ou deseja fazer atividades mais tranquilas no meio da natureza, nossa sugestão é visitar nosso associado Ecopia Resort, um parque que oferece trilhas, cachoeiras, piscinas naturais, lagos, entre outros atrativos ecoturísticos.

Já para quem busca aventura e experiência ao ar livre, recomendamos que procure os condutores ou guias de turismo de receptivos turísticos daqui da cidade, como Conexão Gonçalves, um de nossos associados.

É importante lembrar que a temporada de montanhismo é um momento animador, mas deve vir acompanhada de muita consciência, individual, coletiva e ambiental. Por isso, listamos 5 dicas para desfrutar este prazer sem qualquer culpa:

1- Planeje e se prepare com antecedência: pesquise o local desejado, contrate agências e guias especialistas;

2 - Descarte os resíduos do passeio adequadamente, ou seja, dentro da mochila. Volte com ele para a área urbanizada e ali deposite na lixeira apropriada. Se puder, junte também lixo que encontrar no passeio;

3 - Caminhe dentro das trilhas. Fazer atalhos ou caminhar por fora pode aumentar a erosão de espaços naturais.

4 - Se for acampar, não desmate. Procure espaços já demarcados e superfícies planas, e evite fazer valetas em redor da barraca e fogueiras.;

5 - Respeite os animais e as pessoas que você encontrar no caminho.


52 visualizações0 comentário
bottom of page