A MANTIQUEIRA

Serra da Mantiqueira é a 8ª área protegida mais 'insubstituível' da Terra

A Mantiqueira, que em tupi-guarani significa “Montanha que chora”, é uma cadeia de serras, localizada entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Com mais de 500 km de extensão, a região é composta por áreas de proteção ambiental, florestas da Mata Atlântica e belas paisagens.

A Serra da Mantiqueira foi eleita por um estudo publicado na revista Science, como a 8ª área protegida mais insubstituível do planeta. Elaborado pela International Union for Conservation of Nature (União Internacional para Conservação), o ranking analisou 78 lugares, que englobam 137 áreas protegidas em 34 países. Juntas, essas regiões protegem a maioria das populações de 627 espécies de pássaros, anfíbios e mamíferos, incluindo 304 espécies ameaçadas de extinção em todo o mundo. A análise de dados abrangeu 173 mil áreas protegidas terrestres e 21.500 espécies que estão na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN - sigla em inglês).

Famosa pela prática de esportes de aventura, devido ao relevo que possui, a Serra da Mantiqueira também é conhecida pelas baixas temperaturas no inverno e pelas amenas temperaturas no verão, além do belíssimo cenário da região. O município de Gonçalves está localizado no coração da cadeia de montanhas e é carinhosamente conhecido como a Pérola da Mantiqueira e honra esse codinome, com matas preservadas, cachoeiras de águas cristalinas, ar puro e com os picos que chegam a 2.100m de altitude.