OBSERVAÇÃO DE AVES

Gonçalves possui mais de 276 espécies de aves catalogadas

Os moradores de Gonçalves estão acostumados com a presença das maravilhosas saíras e sanhaços. Até mesmo no centro da cidade e entorno é possível encontrar bico-de-veludo (Schistochlamys ruficapillus), beija-flor-de-papo-branco (Leucochloris albicollis), quete-do-sudeste (Microspingus lateralis) e sanhaço-frade (Stephanophorus diadematus).  

 

Já as zonas rurais são verdadeiras relíquias, a paisagem ganha movimentos, sons e cores. Saracura-do-mato (Aramides saracura) e seriema (Cariama cristata) fazem parte da sonoridade característica da roça. Há também aves mais tímidas e para reconhecer os cantos acanhados, os observadores devem estar atentos, é o caso do pavó (Pyroderus scutatus), tororó (Poecilotriccus plumbeiceps) e bico-grosso (Saltator maxillosus). 

 

As áreas elevadas do município apresentam ecossistemas com avifauna única (endêmica). Já encontramos choquinha-da-serra (Drymophila genei), fruxu (Neopelma chrysolophum), beija-flor-rubi (Heliodoxa rubricauda), grimpeiro (Leptasthenura setaria) e a famosa tovaca-de-rabo-vermelho (Chamaeza ruficauda). Segundo a plataforma nacional WikiAves, já foram registradas em Gonçalves 276 espécies de aves até outubro de 2021.

 

Para você desfrutar com segurança e otimizar suas investidas, contrate um guia especializado através do receptivo turístico, pois o turista legal valoriza os serviços de empresas locais. Todavia, como sempre há os momentos que você vai seguir por conta própria, lembre-se, o uso de playback deve ser evitado em períodos reprodutivos das aves e cuidado com sua segurança pessoal. Evite estressar os animais silvestres, respeite-os!

 

Seja bem-vindo à Pérola da Mantiqueira, Gonçalves-MG.

 

Rita de Cássia Sousa

Bióloga - CRBio: 074766/01-D

Fotos: Roberto Torrubia e Rita de Cássia

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.