Gonçalves possui mais de 276 espécies de aves catalogadas
Os moradores de Gonçalves estão acostumados com a presença das maravilhosas saíras e sanhaços. Até mesmo no centro da cidade e entorno é possível encontrar bico-de-veludo (Schistochlamys ruficapillus), beija-flor-de-papo-branco (Leucochloris albicollis), quete-do-sudeste (Microspingus lateralis) e sanhaço-frade (Stephanophorus diadematus).
Já as zonas rurais são verdadeiras relíquias, a paisagem ganha movimentos, sons e cores. Saracura-do-mato (Aramides saracura) e seriema (Cariama cristata) fazem parte da sonoridade característica da roça. Há também aves mais tímidas e para reconhecer os cantos acanhados, os observadores devem estar atentos, é o caso do pavó (Pyroderus scutatus), tororó (Poecilotriccus plumbeiceps) e bico-grosso (Saltator maxillosus).
As áreas elevadas do município apresentam ecossistemas com avifauna única (endêmica). Já encontramos choquinha-da-serra (Drymophila genei), fruxu (Neopelma chrysolophum), beija-flor-rubi (Heliodoxa rubricauda), grimpeiro (Leptasthenura setaria) e a famosa tovaca-de-rabo-vermelho (Chamaeza ruficauda). Segundo a plataforma nacional WikiAves, já foram registradas em Gonçalves 276 espécies de aves até outubro de 2021.
Para você desfrutar com segurança e otimizar suas investidas, contrate um guia especializado através do receptivo turístico, pois o turista legal valoriza os serviços de empresas locais. Todavia, como sempre há os momentos que você vai seguir por conta própria, lembre-se, o uso de playback deve ser evitado em períodos reprodutivos das aves e cuidado com sua segurança pessoal. Evite estressar os animais silvestres, respeite-os!
Seja bem-vindo à Pérola da Mantiqueira, Gonçalves-MG.
Rita de Cássia Sousa
Bióloga - CRBio: 074766/01-D
Fotos: Roberto Torrubia e Rita de Cássia