GonçalvesTur apoia projeto cultural Giro na Cidade.

Atualizado: Nov 9



O Giro na cidade iniciou em junho de 2019, com o apoio financeiro da GonçalvesTur. Um projeto que pensou em como Gonçalves é – uma cidade arteira e artística cheia de artesãos e artistas que vêm, que vão e que ficam. Os restaurantes, bares, praças, lojas e ruas ficam mais bonitos ainda com a arte e a cultura, assim, com este olhar para a cidade e para as pessoas que circulam, juntamos nossas forças e experiências para fazer o giro na cidade.


Ao longo da trajetória de nove edições, nos envolvemos em outras camadas culturais e as atividades foram para além da atração. Desenvolvemos atividades de formação junto ás escolas públicas e iniciamos um mapeamento de arte, e a cada mês de atividade, criamos e produzimos programações diversas e plurais para os diferentes públicos que temos.

Todos os artistas puderam participar, fosse com sua música, sua dança, poesia, pintura, escultura, teatro etc. Assim, buscamos apoiadores e parceiros que queriam juntar-se a este coletivo que acolhe as pessoas e desenvolve atividades para Gonçalves.


Essa ação continua a contribuir para termos uma cidade de turismo sustentável cultural e artística! O projeto Giro na Cidade – Arte e Cultura em Gonçalves aconteceu levando música, fotografia, pintura, literatura, oficina, atividades para crianças, dança, artesanato, cultura popular, teatro foram apresentados em restaurantes e bares parceiros, na escola estadual e nas praças da cidade.


Artistas locais e de outras cidades puderam apresentar suas artes. Em novembro de 2019, o artista muralista Diego Mouro iniciou a pintura de mural para homenagear a congada de São Benedito. Como um presente para a cidade, Diego só conseguiu entregar a obra acabada em agosto de 2020, o que rendeu bastante notoriedade e mais responsabilidade ainda para dar continuidade ao projeto o muro das honrarias! Hoje, bem inventariado e integrado ao patrimônio cultural da cidade. No final de 2020 fomos premiados pela secretaria de turismo e cultura de Minas Gerais, pela lei Aldir Blanc, em 2021, de cara nova e sobrevivida, vamos continuar oferecendo atividades de arte e cultura para a cidade. Sempre costurando os interesses dos que habitam essa linda cidade, criando uma rede de trabalhadores de cultura, artistas e artesãos e todos os que apreciam e apoiam esse segmento importantíssimo da cidade.


Solange Rocco e Vera Pena

Idealizadoras e produtoras do Giro na cidade

5 visualizações0 comentário